domingo, 29 de novembro de 2009

A profissão farmacêutica ao longo do tempo


Ao longo da história da humanidade existem relatos que rementem a atividade do farmacêutico onde povos como os chineses e egípcios já tinham o costume, há centenas de anos atrás, de curar as pessoas com remédios feitos a base de drogas extraídas de plantas, sias, unguentos feitos com banha de animais.
Por muito tempo a atividade de curar esteve ligada a religião, um exemplo eram os gregos, que realizavam as curas dentro dos templos com o uso de " fórmulas mágicas ".E em grande parte do mundo, por muito tempo, a figura do médico, farmacêutico, psicólogo esteve ligada a figura do sacerdote.
Hipócrates foi o responsável por trazer as chamadas ciências da cura para fora dos templos surgindo então uma nova era na arte de curar.
Dando um salto na linha do tempo e chegando ao século XIII são listados abaixo, em ordem cronológica, acontecimentos que fazem parte da história da profissão farmacêutica.
  • 1223 - A farmácia e a medicina foram separadas através do decreto do imperador da Sicília, Frederico II, que impedia que os médicos exercessem o comércio farmacêutico visando o lucro com a venda de medicamentos, regulamentando assim, a profissão farmacêutica.
  • 1338 - O primeiro diploma da profissão farmacêutica em Portugal data desse ano, uma vez que, a partir desta data todos que exerciam a função de boticário em Lisboa passaram a ser avaliados pelos médicos do rei.
  • 1449 - D. Afonso XV ofereceu aos boticários a " Carta de Previlégios" onde são elevados a dignidade do seu ofício.
  • 1521 - Durante o reinado de D. Sebastião, todos que pretendessem exercer a profissão de boticário seriam submetidos a um exame pelo Físico-Mor do Reino, e além desse exame, para exercer a profissão farmacêutica instituíram-se os estudos farmacêuticos na Universidade de Coimbra.
  • 1777 - Luiz XV, determina a mudança de nome de apoticário para farmacêutico. E a obtenção do diploma exigia estudos teóricos e a prestação de exames práticos, sendo então ao longo do tempo, o estudo universitário para a formação do farmacêutico estendido para toda a Europa.
  • 1813 - Devido a avanços no conhecimento de fisiologia e toxicologia, é dado início a moderna farmacologia.
  • 1828 - Com a criação dos primeiros laboratórios farmacêuticos surgem as primeiras drogas industrializadas, com destaque para a síntese da Uréia neste ano.
  • 1834 - Os farmacêuticos de Lisboa reinvidicam o fim da submissão ao Físico-Mor, qu era visto como um representante da profissão médica.
  • 1902 - O ensino farmacêutico foi pela primeira vez considerado como ensino superior.
Com o surgimento da indústria, o produção de medicamentos passou a ser em larga escala e não mais em produção artesanal como acontecia antigamente.Hoje em dia a indústria farmacêutica movimenta sifras na casa dos bilhões de dólares.
A atuação do profissioanl farmacêutico não é mais só na farmácia magistral, como também nas análises clínicas, controle de qualidade, atenção em saúde, indústria, etc.
É possível notar que ao longo dos anos o profissional farmacêutico vem conquistando o reconhecimento acerca da importância do seu trabalho e consequentemente vem sendo mais respeitado na área da saúde.

Fontes:
http://www.farmaceuticovirtual.com.br/html/historia.htm
http://www.syriac-br.org/indexp.h_antes_texto10.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Farmac%C3%AAutico
http://www.ff.ul.pt/paginas/jpsdias/Farmacia-e-Historia/node7.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário