Já que esse blog foi criado como forma de avaliação para a disciplina de farmacotécnica, nós decidimos falar um pouco sobre esta que é uma das matérias que fazem parte da grade curricular do curso de Farmácia.
Primeiro o que é farmacotécnica?É a área do conhecimento acerca do fármaco que visa questões como formulação, a preparação, estabilidade, conservação e eficácia das formas farmacêuticas. Tendo sempre em vista através de um planejamento e de formulações corretas fornecer medicamentos seguros, de qualidade, eficazes, de fácil administração e mais agradáveis ao paciente.
Esta disciplina tem como objetivo preparar o aluno quanto a formulação, preparo e acondicionamento dos medicamentos.
A farmacotécnica já foi chamada de Farmácia Galênica, termo esse uma homenagem a Claudius Galenus grande nome da históris da farmácia.
Relacionadas a farmacotécnica também estão a Biofarmácia que relaciona as propriedades físico-químicas dos fármacos com sua forma de administração e os possíveis efeitos biológicos; e a Farmácia Clínica que avalia as incompatibilidades físicas, químicas e biológicas que podem ser originadas com esses novos fármacos cada vez mais potentes.
E pra que vocês possam avaliar um pouco mais sobre a matéria farmacotécnica, aqui vão algumas aulas da nossa professora Camila Braga Dornelas, que apresentam um pouco do conteúdo abordado na disciplina.
Introdução à Farmacotécnica
Operações Farmacêuticas
Preparações Extrativas
Classificação das Formas Farmacêuticas
Soluções Farmacêuticas parte I
Soluções Farmacêuticas parte II
Incompatibilidades Farmacêuticas
Fontes:
http://www.portalfarmacia.com.br/farmacia/principal/conteudo.asp?id=1754
http://www.fcf.usp.br/departamentos/fbf/disciplinas/farmacotecnica/Jornal_Farmacotecnica/Jornalapres2006341.pdf
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário